segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA ESTA SERIAMENTE ENFERMO.

O CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA ESTA SERIAMENTE ENFERMO.

Eu escrevia em junho de 2012 no Site semprevasco.com

22/06/2012 - 22h04m - Atualizado em 22/06/2012 - 22h12m
"O PECADO DO TALENTO NÃO ENCONTRA PERDÃO QUANDO A MEDIOCRIDADE DETÉM O PODER”
PROF. WILSON CHOERI

A incompetência, a falta de credibilidade e de transparência são a marca registrada da atual administração do Vasco. Mentiras e falsas promessas habitam e pulula sem constrangimento o ambiente de nosso Clube. Não tenho a intenção de contar novidades. Apenas quero relatar, com o conhecimento de causa que possuo, para por em ordem as minhas impressões sobre a atualidade vascaína. Não há nada mais conveniente do que os fatos nus e crus, com suficiente poder de sedução, para convencer o público seleto e crítico. Podem convencer a mim e aos que seguem alertas e vigilantes, porém, infelizmente, não aos incautos.
Muitos jovens, puros, inocentes, sempre ávidos de vitórias prendem-se à mídia composta de servos omissos, submissos e subservientes que exaltam a diretoria e elogiam o "Novo Vasco". Eles mistificam a opinião dos vascaínos. O que esta errada para eles? Lógico, as administrações passadas, ou melhor, por toda a "culpa" no Eurico.
Alguém já pensou na responsabilidade do Conselho Deliberativo, que em minha opinião é o maior culpado de todo o estado lamentável que o Clube hoje se encontra? Eu faço parte da minoria, apelar a quem? À justiça!
Rebaixamento econômico cota de TV - que decaiu do primeiro lugar para quinto - rebaixamento social, o programa "Vasco é Meu" - verdadeira caixa preta, rebaixamento patrimonial, o estado de conservação do patrimônio do Clube é lastimável, principalmente o ginásio e a piscina. Rebaixamento moral - episodio da ("ex") tribuna de honra, hoje palco de cenas próprias do submundo. Rebaixamento no numero de lugares para os sócios e torcedores com a criação da área VIP para a "elite" - aquela que transpira a intolerância e o preconceito que o Vasco sempre combateu. O Vasco sempre foi o Clube que nunca admitiu discriminação, seja ela qual for. Tiveram capacidade de criar o espaço VIP, porém não possuem capacidade para levar o clássico para a nossa casa.
O remo hoje é uma doce recordação, uma história de lindas lembranças que hoje se tornou um pesadelo para atletas, funcionários e comissão técnica. O basquete acabou. O ginásio esta sem condições de funcionar e o "novo forninho" não pode ser usado por não estar dentro dos padrões estabelecidos pela Confederação Brasileira para a pratica do esporte. No futebol de base serve de matéria para as páginas policiais por conta dos escândalos e trapaças que se sucedem, e seus protagonistas continuam impunes nos cargos de relevância.
Não vou só comentar o que a diretoria rebaixou, não conservou ou acabou. Vou comentar também o que cresceu e como cresceu: as dividas cresceram por conta da má gestão administrativa - fazem dividas sem o mínimo de planejamento, com isso cresce o calote. Cresce o número de histórias mal contadas, como a perda dos patrocinadores em que o vice-presidente de finanças declarou que o BMG e a ALÊ não mais iria patrocinar futebol só não informou que era só no Vasco. Por quê? Crescem as medidas tomadas pela diretoria sem nenhum respaldo do Estatuto Social do Clube, e o Conselho Deliberativo aceita e endossa tais atitudes.
Para que serve o Conselho Deliberativo? Sem Conselheiros independentes no Conselho Deliberativo, resta à ditadura da Diretoria Administrativa, sob perene chantagem. Sem austeridade não há autoridade que se firme, a não ser apelando à coação e à violência. Sem honestidade de propósito não há poder que possa aspirar legitimar-se, a menos que não trepide reconhecer maquiavelicamente a mistificação da clássica manipulação da vontade do Sócio e do torcedor, mas essa legitimidade espúria é de uma fragilidade irremediável.
É muito ruim que as suspeitas sejam tantas e tão freqüentes. SE TUDO ISSO NÃO FOR UM PESADELO, ESTAMOS SALVO.
Saudações Vascaínas.
José Luiz Mano


Hoje vejo que não era um pesadelo. É um grande pesadelo. E estamos á beira da falência.

          Como um dos seguimentos atuante no Club de Regatas Vasco da Gama o Conselho Deliberativo (seus Conselheiros) devem declarar-se inseridos também, no processo de desprestigio e definhamento a que vem sendo submetido, como um todo á Instituição Vasco da Gama, no transcurso dos últimos quatro anos, graça a situações e decisões eivadas de casuísmos, vaidades, discriminações.
            Os Conselheiros omissos, calados, acomodados, egoístas e desinteressados dos destinos do Clube, devem assumir também suas responsabilidades.
              É imperioso registrar que absorvem e ajudam passivamente, o constante desrespeito ao nosso ESTATUTO. E, o apequenamento do Vasco.
            O Conselho Deliberativo, conforme o Capítulo IX art.75 diz: “O Conselho Deliberativo é o Poder Legislativo e de orientação do Clube, agindo nesta qualidade como imediato, irrestrito e irrevogável mandatário do corpo social”. Compõe-se de Sócios Fundadores, Grandes Beneméritos e Beneméritos, como membros natos e de membros eleitos observadas as disposições contidas nos Art.59 e 63 deste Estatuto.
                Os Conselheiros natos e os eleitos devem ter os mesmos direitos e obrigações. Mas não é o que acontece, os 150 eleitos normalmente comparecem as sessões por interesses políticos e os natos em sua maioria não. Por vários motivos entre eles saúde e desinteresse com os destinos do Clube. O Presidente do Conselho deveria usar o Art.79 Parágrafos segundo que diz: ”Será cancelado o mandato do Conselheiro que faltar a duas sessões consecutivas, sem justificação”. Se tal medida fosse ou for colocada em uso poderemos ter um Conselho Deliberativo mais atuante, com maior participação dos natos.
               Vamos ajudar ao Vasco e deixar de lado o revanchismo. Quais as conseqüências dessa política improdutiva? A inimizade, as acusações recíprocas, a alienação, a segregação entre os grupos de Vascaínos que deveriam estar unidos na resistência aos opositores do Clube. E, principalmente aos oportunistas do poder. Essa luta interna é otimamente aproveitada pela mídia anti Vasco que nos joga literalmente na lama.
              Será que vamos desprezar esta dura lição que estamos passando, que só nos trouxe desrespeito e humilhação e continuar nos agredindo.
  É muito simples criar uma cadeia de responsáveis, sem sermos co-responsáveis. O que vem acontecendo no Vasco é o grande desperdiço de recursos humanos, financeiros, patrimoniais e morais.
                Individualmente ninguém será o “salvador do Vasco”.
 Sejamos, pois, conscientemente honestos e mais do que nunca VASCAÍNOS, para não sermos os carrascos da “grand final”. AO VASCO TUDO!
Saudações Vascaínas.
José Luiz Mano.
Joseluizmano.blogspot.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário