sexta-feira, 31 de agosto de 2012

EU e O BOLO.

PONTO FRIO BONZÃO. INAUGURAÇÃO DA LOJA COPACABANA. FESTA NO BARRIL 1800. Sr. ALFREDO. EU E O BOLO.

A inauguração da loja Copacabana, não foi só um acontecimento comercial no Rio de Janeiro, foi também um acontecimento marcante para a sociedade carioca, personagens da vida política e social do Rio de Janeiro participaram da inauguração e após a entrega da loja ao publico foi servido um jantar a todos os convidados no Restaurante Barril 1800 em Ipanema, que o proprietário era o Sr. Abraão Medina dono das lojas Rei da Voz, concorrente do Ponto Frio. Lá pelas 5.00 horas da manhã chovia muito o Sr. Alfredo me chamou, mostrou um bolo de mais ou menos 100 cm X 60 cm e disse que o bolo era presente para minha mãe. Tentei argumentar que eu não tinha como levar o bolo para casa, porque eu teria que pegar um ônibus e chovia muito. Ele me olhou e disse:- “se você é bom filho vai conseguir.” Comecei a perguntar quem iria para o lado de minha casa e contei com a boa vontade do Sr. Jacob proprietário da fabrica de estofados Paraíso que me deu uma carona até em casa. Uns dois dias depois Se. Alfredo me chamou para saber se minha mãe havia gostado do bolo e como eu havia chegado em casa. Contei como foi e ele rindo-”falei com o Jacob para levá-lo, na vida nada é impossível, é só tentar e insistir que se consegue”.

Das histórias que ouvi, vi e vivi.
                                         LOJA COPACABANA-DIA DA INAUGURAÇÃO.

                                          JANTAR BARRIL 1800. EM PRIMEIRO PLANO ASSIS PAIM NA ÉPOCA DIRETOR COMERCIAL.


PORQUE EU NÃO VOU AO PROTESTO.

  Porque eu não vou ao protesto em frente à fachada do Estádio Vasco da Gama (São Januário).
Todos os protestos contra a atual Administração do nosso Clube, sempre terá o meu modesto apoio, desde que seja um protesto em favor da instituição Club de Regatas Vasco da Gama e não simplesmente de um Departamento do Vasco. O que motiva alguns sócios, torcedores e chefes de torcidas á hoje fazerem protesto. Agora esta tudo ruim? Quem protestou quando caímos para a segunda divisão. Quem aplaudiu derrotas. Quem reclamou do rebaixamento das cotas de TV. Quem reclamou das violações do Estatuto: camisa templário, camisa azul. Quem reclamou do abandono do esporte fundador do Clube (o nosso tradicional remo). Quem reclamou da interferência e abandono das categorias de base. Quem reclamou do abandono do parque aquático. Quem reclamou do estado do ginásio esportivo. Quem reclamou do estado da escola para os atletas das categorias de base. Quem reclamou de até hoje dia 31-08-2012 não termos um parecer do Conselho Fiscal sobre o Balanço de 2011. O Club de Regatas Vasco da Gama esta precisando de apoio, dedicação e carinho dos Vascaínos.Para voltar a ser o GRANDE VASCO. A grandeza do Vasco não pode simplesmente ser medida pelo seu time de futebol. O futebol é importante, hoje nosso carro chefe, porém não podemos abandonar a instituição. E, no meu conceito a manifestação marcada atende outros interesses que só o futebol proporciona. Comercialização de serviços relativos ao futebol, entre eles ingressos de cortesia, venda de camisas de torcida, aluguel de ônibus e etc e etc. Se o time estiver bem todos faturam e o Clube que se lixe. Por esses motivos estou fora!!!!!!!!!!
Saudações Vascaínas.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ARRAIAL DO CABO. (MELHOR SÓ O CÉU).

PRAIA DOS ANJOS 1967. Eu e avó do Anão.


“Das histórias que ouvi, vi e vivi”.

Na minha primeira casa em Arraial do Cabo a Empresa fornecedora de energia elétrica era péssima, se não me engano era a CELF. A geladeira não funcionava e tínhamos que usar gelo para manter água e bebidas gelada. Certo dia fomos à praia do anjos que era próximo á casa (eu, minha esposa, minha cunhada, meu cunhado e meu sobrinho a época com três anos). Curtimos a praia e quando voltamos eu fiquei no bar do TATÃN, que era no caminho de casa s pedi ao meu cunhado que fosse a casa buscar uma bolsa para levarmos bebida para o almoço. Quando entrei no bar haviam umas dez pessoas sentadas á uma mesa comendo sardinha enlatada com farinha, pimenta e bebendo cachaça. Dirigi-me ao balcão e pedi uma cerveja quando alguém me perguntou:- “você é doutor?” Eu respondi não, por quê? –“então senta, bebe e come aqui com agente”. Recebi um copo quase cheio de cachaça que vire a metade e meti a mão no prato fiz uma maçaroca e joguei na boca. Quando chega meu cunhado com a sacola e eu digo a ele para sentar e participar ele vira e diz:- “ainda esta para nascer o homem que vai me fazer beber e comer pimenta”. Nesse exato momento um dos participantes da mesa estava contando que havia prendido uma pessoa atirado para o chão e o “cara” não teve nenhuma reação se entregando, que ele era muito macho ou muito covarde. Quando meu cunhado gritou:- “nasceu!”. Bebemos, comemos e ao sair deixei uma garrafa com eles. Já na porta a pessoa que havia me convidado a participar me perguntou onde eu esta morando, informei e ele perguntou se eu gostava de siri e disse que e fui embora. À noite esta em casa com a janela aberta não havia luz na rua quando vi um vulto de uma pessoa me chamando. Fui atender era a pessoa do bar com um jacá cheio de siri vivo. Nesse momento melhor que o siri foi o inicio da amizade com o pescador e mergulhador FELIX Cabinho.  Obrigado Felix pela sua amizade. Valeu amigo!!!!!!!!!!!  


terça-feira, 28 de agosto de 2012

ESTATUTO DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA. EXISTE?

Leio em uma coluna de um Conselheiro do Vasco, em um Site ligado á Administração Vascaína, que um grupo de Conselheiros estará nos próximos dias encaminhando ofício ao Presidente do Conselho Deliberativo, a fim de convocar o Sr. Fernando Horta para: I- Confirmar as denuncia apresentadas com as respectivas comprovações, sob pena de ser punido por declarações ATENTATÓRIAS AOS DIRIGENTES DO CLUBE. CONFORME PRECEITUA OS ART.33e34 DO ESTATUTO DO VASCO. II- Saber e entender o porquê de injeções financeiro em 1998 e 1999 (Administração do Senhor Calçada), porque a partir desse momento a Escola Unidos da Tijuca se tornou grande. Outro que deve ser convocado é o ex Presidente e atual Presidente do Conselho de Beneméritos Dr. Eurico Miranda para detalhar e apresentar os números e documentos da divida cobrada pelo Romário, por ele ter assinado sozinho a suposta confissão de divida. Segundo informações do Sr. Nelson Rocha também estuda transferir a divida para o Grande Benemérito e Presidente do Conselho. Se não for falta se conhecimento ao escrever tais sandices é no mínimo leviandade e má fé. Falar em convocar um Grande Benemérito para prestar depoimento? Citando art. do Estatuto. Que Estatuto? Estatuto que já foi rasgado e picado? Quem na atua Administração tem moral para falar de Estatuto. Violaram o Estatuto nas eleições, na cor da camisa (uniforme sagrado) do Clube, na apresentação das contas do balanço de 2011 já estamos terminando agosto de 2012 e até agora nada, Vasco de Sine, Categorias de Base foi denunciada por um Conselheiro da situação. O que foi feito. Dinheiro depositado em paraíso fiscal, Contrato com á Globo e tantas outras atitudes tomadas sem nenhum respaldo do Estatuto. Só agora o Estatuto vale. Machucou? Quanto a divida com o Romário, todos sabem que o Presidente do Vasco não assinou sozinho. Que consta no balanço desde 2004 e foi aprovado no ano do lançamento e nos anos seguintes inclusive no ano de 2008. Sendo que alguns por unanimidade, ou seja: com os votos dos então oposicionistas hoje situação. Quanto á transferência da divida acredito que a caneta do Sr. Nelson não consegue escrever, por ser ele não sozinho o maior responsável pelo atual montante da divida. Só para terminar: O Estatuto do Vasco diz que é obrigatória a presença do Presidente da Diretoria Administrativa nas reuniões do Conselho de Beneméritos. Estamos aguardando...Quem sabe um dia o Estatuto como o Club de Regatas Vasco da Gama volte a funcionar.




 Das histórias que eu ouvi, vi ou vivi. Um domingo eu estava com a delegação do Vasco em Recife, tínhamos jogado e vencido, o próximo jogo era quinta feira na Bahia e a delegação ficaria até quarta-feira no mesmo hotel. Atendendo aos pedidos dos jogadores os liberei até a 1.00 da manhã. Chegou 1.00 horas e estavam todos no hotel menos um. Fui á recepção e pedi para ser avisado da chegada do faltoso. Dormi e quando acordei eram 6.00horas. Fui á recepção para saber alguma informação. O faltoso ainda não havia chegado. O hotel tinha duas entradas uma pela avenida e outra pela praia a onde havia um patamar, fiquei vendo o nascer do sol quando avisto na areia o faltoso com um pacotinho na mão. “Ele chega e antes que eu fale alguma coisa e foi dizendo:-” bom dia chefe. “Estava sem escova dental e fui á farmácia comprar uma.” A desculpa foi tão engenhosa que eu o deixei ir dormir.E parte da manhã era livre e á tarde numa recreação na praia acertamos os ponteiros. Das histórias que vivi.

sábado, 25 de agosto de 2012

PREVISÃO DO TEMPO NO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA.


Ao que tudo indica nuvens mais negras se avizinham do Vasco, agora na forma de reforma dos ESTATUTOS. As informações recebidas são para nos deixar preocupado. Ao que tudo indica querem transformar o Clube em empresa e em empresa deles os hoje detentores do poder do Vasco. Eleições diretas para Presidente com todos os sócios podendo votar, porém só os Sócios com mais de 10 (dez) anos de efetividade social podem concorrer. Com o cadastro de hoje quem confia? Como poderemos saber quem é quem no quadro associativo. O cadastro hoje esta nas mãos de um candidato em potencial mesmo sendo uma pessoa honesta vai abrir mão? Como vão tentar a aprovação do novo estatuto no Conselho Deliberativo ou na Assembléia Geral? Quem se sentir prejudicado vai á justiça e quanto tempo se levará para o caso ser julgado e nesse período o Vasco ficará ao deus dará. Cuidado Vascaíno a tempestade promete ser forte, vamos deixar de sobre aviso barcos, capas, guarda-chuva e a velha galocha. Essa tempestade pode custar a nossa sobrevivência. Ao VASCO TUDO!!!!!

Sr. Alfredo João Monte Verde-Ponto Frio

Dia 25 de agosto de 1969 o Ponto Frio perdia seu fundador. Passado 43 anos a sua lembrança ainda é muito viva para quem o conheceu. Líder nato, a frente de seus concorrentes, trouxe para o Brasil da Europa pós-guerra um novo método de comercialização, principalmente de eletro domestico, moveis e jóias. A pequena empresa Ponto Frio Máquinas e Geladeiras que viria a se transformar na gigante Globex Utilidades S/A (Ponto Frio) durante muitos anos líder de mercado. E, o Ponto Frio do Senhor Alfredo João Monte Verde não foi somente um líder de mercado, foi também a casa de uma grande família, com respeito, amor e compreensão. Como ele dizia:- “fazer o bem é o melhor negocio que tem”. Senhor Alfredo descanse em paz, seus liderados realizarem seu sonho e o Ponto Frio como o senhor será sempre lembrado. A minha eterna gratidão e lembranças. 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Parabéns Club de Regatas Vasco da Gama.

Parabéns Club de Regatas Vasco da Gama.

Há 514 anos passados os Deuses se reuniram no Monte Olimpo por convocação de Júpiter Deus dos Raios,pai de todos os Deuses para solicitar apoio aos descendentes do Deus Luso. Na ocasião ele falou:- “o destino prometeu aos descendentes do Deus Luso glórias e que suas façanhas sejam maiores que as dos assírios, dos persas, dos gregos e dos romanos”. A primeira missão foi confiada ao Almirante Vasco da Gama que com ajuda da Deusa Vênus, da Deusa Fama, do Deus Mercúrio e do exército de Cupido venceu o desafio de chegar ao oriente.
Passado 400 anos os Deuses se reuniram novamente para confiar aos amigos Henrique M. Ferreira Monteiro, Luiz Antônio Rodrigues, José Alexandre DÁvelar Rodrigues e Manoel Teixeira de Souza Junior descendentes do Deus Luso. A missão de fundar um clube que lembre a epopéia lusitana e que seja um eterno elo de união Portugal e o Brasil e mais que um clube seja uma instituição sem preconceitos raciais, sociais e sexuais. Que seja uma instituição do bem, da justiça e da amizade, e assim foi feito. No passar dos 114 anos de existência conhecemos vitória, conquistas, tempo bom, chuvas, tempestades e fúria dos ventos. Porém nenhuma borrasca com nos últimos quatro anos, o traidor Deus Baco enciumado e incompetente quer destruir a grande ou a maior obra portuguesa fora de Portugal. Mais uma vez contamos com ajuda da Deusa Vênus, da Deusa Fama, do Deus Mercúrio e do exército de Cupido, para nos livrar do Deus Baco e seus seguidores. Que Deus nos abençoe e nos de força para seguirmos o caminho que nos foi reservado. PARABÉNS CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA! PARABÉNS TORCIDA VASCAÍNA!

domingo, 19 de agosto de 2012

Club de Regatas Vasco da Gama- Arraial do Cabo

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA. A

14 de setembro de 1960. Para mim data histórica. Sou Sócio do clube de Regatas Vasco da Gama, com muito orgulho Sócio Geral 15.701. Passo a ter minhas obrigações e direito para com a minha paixão. Como diz a Maria Bethânia: Eu vim de longe vim de vagarinho. Passei a freqüentar o Clube e acompanha-lo em todas as suas atividades esportivas e sócias. Assim cheguei á antiga sede do Calabouço e passei a conhecer Vascaínos que fizeram, faziam e uns poucos que ainda hoje vivos fazem pelo Clube. A mudança do local da sede no final dos anos 60 foi marcante para eu poder participar ativamente da nossa nova casa. Sede que ainda hoje curto quase todos os sábados e domingo.





 ARRAIAL DO CABO. AMOR A PRIMEIRA VISTA.

No inicio do ano de 1967 a empresa do sogro de minha cunhada Marly ganhou uma licitação para executar um trabalho de limpeza das chaminés da Álcalis. Por problemas de saúde ele teve que deixar o trabalho e a cidade. Ele me ofereceu a casa e eu aceitei sem saber a onde era o Arraial do Cabo. Estava de férias e resolvi ir até lá com minha esposa e meu irmão. Pegamos um ônibus para Cabo frio e lá outro para Arraial do Cabo. O ônibus chegou a Arraial seguiu até a praia grande retornou pela praia dos anjos entrando por a onde hoje é a rua do canal e foi saindo do Arraial, vimos que estávamos voltando e eu perguntei ao motorista a onde era o Arraial e ele informou:- já passou e parou o ônibus para descermos. Descemos e seguimos para um pequeno restaurante que havíamos visto do ônibus. Era o restaurante de da. Julia e Sr. Mário (carinhosamente chamado de Sr. Mário de lenha). Almoçamos e Sr. Mário nos informou a onde poderíamos obter melhores informações para localizar a casa. Começa ai a minha história em Arraial do Cabo e o primeiro amigo Senhor Mário da Lenha.




 PRESENTE E PASSADO
A partir do próximo Blog estaremos comentando o presente e o passado.
O nosso momento atual na política, no esporte em especial o Club de Regatas Vasco da Gama e o no nosso cotidiano de vida. E no passado as histórias que ouvi, vi e vivi. Até a próxima.

sábado, 18 de agosto de 2012

1958. ADEUS COLEGIO BELISÁRIO DOS SANTOS. ADEUS BANGU ATLETICO CLUBE.

1958. ADEUS COLEGIO BELISÁRIO DOS SANTOS. ADEUS BANGU ATLETICO CLUBE.


Terminado as festas de formatura, chega á hora das despedidas. Cada um vai seguir o seu caminho. Quando de novo haveremos de nos encontrar ou aonde nos encontraremos: em outro colégio, na faculdade, na vida profissional ou ao acaso de algum momento. Cada um de nós pega o seu ônibus da vida e acelera até a sua parada definitiva. Muitos parentes, colegas e amigos descerão no caminho e outros entrarão e no onibus da vida iremos registrando ás nossas histórias.
I-    Saio do Colégio Belisário dos Santos e vou estudar no SESC da Rua 24 de Maio no Sampaio, Bairro em que morava. Passo dois anos estudando Técnica de Contabilidade e chego à conclusão que estou no curso errado e vou fazer o curso Cientifico no Colégio Lutercia.
II-    Passo a fazer parte do quadro de funcionários de tempo integral no Ponto Frio. Auxiliar de escritório na loja Marechal Floriano, a onde trabalho por três meses e sou transferido para á loja Estácio de Sá no Bairro Estácio.
III-    Na Escola do SESC era o brigatório a participação da atividade física. Aos sábados o horário das atividades era das 13.00 ás 18.00 horas e domingo das 7.30 ás 12.30 horas. Ao começar as aulas encontrei o antigo técnico no Bangu. Darcymires era professor de Educação Física juntamente com outros renomados atletas Brasileiros entre eles lembro de Adhemar Ferreira da Silva (bi campeão olímpico em salto tripulo), Charles Borel (técnico de basquete), Laura, Marlene. Neucy (jogadoras as seleção Brasileira de Basquete), Professor Luiz (apelidado de Luiz Falão) e outros mais.
IV-    O CLUB de REGATAS VASCO DA GAMA entra definitivamente na minha vida. Levado pelo Prof. Darcymires chego ao Vasco e sou apresentado ao técnico Helinho treino e sou aprovado. Porém como era federado pelo Bangu teria que fazer estágio, tentei a transferência sem estagio e não consegui. Fique um tempo treinando sem poder participar de partidas oficiais. Trabalho, estudo e namoro não me deixaram seguir. Parei. Ficou o orgulho de ter vestido a camisa da minha paixão oficialmente.
 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PONTO FRIO.-HISTÓRIA COM Sr.ALFREDO.

PONTO FRIO.

HISTÓRIA COM Sr.ALFREDO.

D. Helder organizou a primeira feira da providencia no Iate Clube do Rio de Janeiro. O Sr. Alfredo acertou a participação do Ponto Frio no evento. No dia da inauguração da feira o Sr. Alfredo mandou carregar n números de caminhões e seguir para o Iate Clube. Lá chegando os caminhões forram barrados por D. Helder. Discute-se o pode não pode, quando o Sr. Alfredo resolve fazer a feira do lado de fora. Parte na rua, parte em um terreno baldio a aonde depois viria a funcionar o Cine Veneza. Vendeu tudo a qualquer preço.  Que não vendeu deu. Foi uma verdadeira loucura. Caminhões vazios vamos todos almoçar. Local por ele escolhido Churrascaria Gaúcha na Rua das Laranjeiras. Os caminhões quase fecham à passagem dos bondes. Tumulto geral no transito. Entramos na churrascaria e a maioria das mesas estava reservada para um encontro de pessoas do Lyons. O Sr. Alfredo virou e disse:- “aqui não tem nada reservado, podem juntar as mesas”. Almoçamos na maior bagunça e os clientes com reserva olhado e esperando. No dia seguinte o Ponto Frio era noticia. Histórias que ouvi, vi e vivi.

Histórias com o Sr. ALFREDO.

PONTO FRIO.

Histórias com o Sr. ALFREDO.

I-Final dos anos 60 o Sr. Alfredo comprou uma grande quantidade de casas em Nova Iguaçu, o local ficou conhecido como Bairro Bonzão. Era um sábado o dia que ele foi assinar a escritura das casas. Foi organizada uma carreata com a nossa famosa “Bandinha” e muitos funcionários. Depois de desfilar pelo centro de Nova Iguaçu a carreata foi para a casa do proprietário do bairro que estava sendo negociado. A frente o Sr. Alfredo comandando a “bandinha”. Chegando á casa do vendedor ele foi entrando fazendo a maior algazarra, a dona da casa estava com visitas e não sabia o que fazer. Enquanto era servido um refresco para todos (principalmente para a banda) O Sr. Alfredo viu uma arara em um poleiro preza por uma corrente. Chamou-me e disse: -“garoto pega aquela arara”. Lá fui eu tentar segurar o bicho, só que ao chegar perto a arara abria o bico, as asas e encostava-se na parede. E ele achando graça veio em minha direção dizendo: -“é assim que se faz” e deu um pé de ouvido no bicho que caiu e fico pendurado, aí ele o segurou pelas asas e completou: -“ganha quem tem atitude”. Terminado a zorra na casa do vendedor depois de ter assinado o documento, fomos levado para almoçar em um nobre clube de Nova Iguaçu. No meio do almoço ele levanta chama o Washington, o Varandas e eu e pega um paliteiro e saímos porta a fora. Chegamos ao estacionamento ele distribuiu os palitos entre os todos e conclamou a ver quem esvaziava mais peneus, no mínimo dois de cada carro. Fizemos um estrago e ele curtindo entra no carro vira-se para nós e acrescenta:- “vamos ver quem tem atitude.” A nossa foi abandonar o estacionamento rapidinho no carro do Diretor comercial Washingon Alves de Souza. Na segunda feira o comentário era de gozação dos que estavam sem carros e de bronca dos donos de carros. Das histórias que ouvi, vi,vivi.  

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PONTO FRIO.

PONTO FRIO.

Não podemos escrever sobre o Ponto Frio sem primeiro agradecer ao seu fundador SENHOR ALFREDO JOÃO MONTE VERDE, que nos deu a oportunidade de trabalhar e termos histórias para contar. Historias que ouvi, vi e vivi.

I-A primeira pergunta que se faz. QUEM ERA O SENHOR ALFREDO JOÃO MONTE VERDE?
Em minha opinião uma pessoa acima do conhecimento social, comercial, político e das necessidades do povo Brasileiro.

II-A ONDE ELE VIU AS BRECHAS NAS LEIS BRASILEIRAS PARA USUFRUIR VANTAGENS.

III-AS VANTAGENS FORAM PESSOAIS OU COMUNITÁRIAS?

IV-A MORTE DE SENHOR ALFREDO DEU UMA GUINADA NA ADMINISTRAÇÃO DO PONTO FRIO?

A partir desta postagem estarei relatando fatos que ouvi, vi e vivi. Peço aqueles que “papai do céu” ainda os conserva que me ajudem a escrever esta linda história de vida. Quem um dia trabalhou no Ponto Frio e vestiu a camisa conheceu um amor que nunca haverá de se apagar. Ao Ponto Frio tudo!


terça-feira, 14 de agosto de 2012

COLÉGIO BELISARIO DOS SANTOS-PAPELARIA BEIJINHO DOCE-BANGU ATLETICO CLUBE

Colégio Belisario dos Santos. Papelaria Beijinho Doce

A disciplina interna e externa no colégio era rigorosissima. Uniformizados tínhamos que estar impecavelmente vestido. Túnica abotoada, camisa branca com a gola para fora da túnica, sapatos preto e meias preta. Namoro e cinema nem pensar. Aí o amigo e cúmplice era o proprietário da papelaria Beijinho Doce. Lá trocava mos de roupa e muitas vezes deixávamos guardadas para o dia seguinte. Como dizíamos a paisana podia tudo. Cinema com tudo que tínhamos direito, pelada no Baicuru (campo de futebol lá pela banda da Vila Comari) e entrar em bares e botecos sem preocupação de ser denunciado e punido pelo Colégio.






Bangu Atlético Clube.


Jogo de basquete juvenil entre as equipes do Bangu X Riachuelo na quadra do Riachuelo. Faltando poucos segundos para o termino da partida vencíamos o jogo por um ponto de diferença, quando recebi a bola quase no meio da quadra. Olhei para os meus colegas e todos estavam marcados. Não pensei duas vezes arremessei de lá mesmo. Quando a bola saiu das minhas mãos ouvi o grito: -“NÃOOOOOOOOOOOOOOOOO” e a bola entrou direto e em seguida o grito:- “BOAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA”. Terminado o jogo uma tremenda descompostura do técnico Darcimires e ameaça de barracão. Jogo seguinte em nossa quadra contra o América a situação era a mesma um ponto na frente, um colega repete o lance e a bola não entra e no rebote sofremos mais dois pontos e perdemos o jogo. No vestiário abronca no colega e comparação da irresponsabilidade comigo um jogo depois. Histórias que ouvi, vi e vivi.

BANGU. RUA ABAETÉ.

BANGU.  RUA ABAETÉ.

Entre as minhas muitas saudades da adolescência não posso deixar de citar e de agradecer aos amigos Ségio e Paulo filhos do senhor João de Souza. Saia cedo de casa cumpria a minha obrigação e ia para o colégio. Saia do colégio para a Bangu Atlético Clube, muitas vezes sem almoço e era ali o meu porto seguro. Senhor João grande Banguesse não admitia que fossemos treinar sem uma boa alimentação. E o jantar era farto, era tão bom que inverti a minha rotina de vida. Passei a ficar nos fim de semana em Campo Grande e curtir o domingo na casa do Sr.João. Ségio e Paulo peço desculpa por não lembrar o nome da mãe de vocês. Grande cozinheira e doceira. Além da comida uma linda vizinha. Isso é outra historinha. Que ouvi,vi e vivi.

COLEGIO BELISARIO DOS SANTOS- CLUBE ALIADOS-BANGU ATLETICO CLUBE.

COLEGIO BELISARIO DOS SANTOS- CLUBE ALIADOS-BANGU ATLETICO CLUBE.

I- O Professor de Educação física Eurípides encaminhou em 1956 alguns alunos do Belisario para participar de uma escolinha de basquete no Clube Aliados e eu estava entre os escolhidos. O nosso professor na escolinha era o grande atleta Zeni de Azevedo o popular “ALGODÃO” jogador de basquete do Flamengo e da seleção Brasileira. Passado algum tempo fui levado para o Bangu Atlético Clube pelos colegas Sérgio Murilo e Paulo Roberto de Souza e apresentado ao técnico Renato Brito Cunha. Fui federado e estréie na quadra do Sírio e Libanês na Rua Marques de Olinda contra o Vasco. Tenho orgulho de ter defendido as cores Banguense e lá ter feito grande amigos. E, ter histórias para contar. Histórias que ouvi, vi e vivi.

Belisario dos Santos turma de 1956. O Sérgio Murilo é primeiro da direita para a esquerda em pé.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BATISMO NO FUTEBOL DO PONTO FRIO.


O Ponto Frio tinha um bom time de futebol no ano de 1959. Eu metido a jogar procurei um espaço para participar, nessa época o escritório central era na Avenida Presidente Vargas numero 509 de lá saia aos sábados por volta das 13.00 horas as kombis para o local do jogo. Cheguei e fui me apresentando aos colegas, papo vai papo vem quando chega o senhor Picorelli assistente da Presidencia e pergunta:- você joga bola? Eu já intimidado respondo: sim senhor, e ele então pega a bola e comece a fazer embaixadas. Eu na Avenida Presidente Vargas quase esquina as Avenida Rio Branco fazendo embaixadas. Passei no "teste" e fui para o campo e me tornei peça chave quando o resultado não nos era favorável. Não pensem que era pelo futebol, era para acabar com o jogo. Mas isso é outra historia. Aguardem.
VESTINDO A CAMISA DO PONTO FRIO. Dia 02 de agosto de 1954 eu começava a trabalhar no PONTO FRIO MAQUINAS E GELADEIRA. Em 1954 as reclamações feita pelos clientes eram encaminhadas à loja Matriz na Rua Uruguaiana. A minha função de mensageiro de segunda a sexta feira era receber as reclamações eleva-las as oficinas. Uma na Rua Buenos Aires e a outra na Rua Bonfim em São Cristóvão. Entregue as reclamações pegava o bonde e seguia para a Estrada de Ferro Central do Brasil, alguns dias para a Gare D. Pedro outros para a estação do Engenho de Dentro a onde parava o trem que seguia para Campo Grande. Durante as férias escolares eu gozava de um mês e o restante das ferias trabalhava nas lojas preenchendo cartão de cadastro dos clientes ou vendendo brinquedos em lojas montadas para o final de ano. E foi na loja do Mayer na Rua Arquias Cordeiro o onde meu gerente era o senhor Manoel de Jesus!!! E o Diretor Comercial era o Senhor Bernardo Chaladovsky. E, á vida seguiu até inicio de 1959 quando passei a ser aux. de escritório na loja Marechal Floriano e recorri ao Senhor Bernardo para ser vendedor , ele autorizou e fui para a loja Estácio de Sá a onde encontrei o amigo dês dessa data Ayr Vaillant. Historinhas do período de 1954 a 1959. I- Pagamento. Os mensageiros recebiam o salário com da. Regina (mãe do Senhor Alfredo) no escritório da Rua Uruguaiana, a onde trabalhava a querida Da. Maria Consuelo. O dinheiro vinha dentro de um envelope às vezes certo, às vezes faltando outras vezes sobrando tudo feito propositalmente para nos testar. Calvet também foi dessa época. Tinha que conferi o envelope. Se estivesse certo tudo bem, se estivesse faltando reclamava e era corrigido na hora e se estivesse sobrado e não reclamasse ouvia o grito:- “ladron ta roubando o Fred!”. Quantos perderam o emprego. II-Antes da lei “Aarão Steinbruch” o Ponto Frio já pagava um salário a mais por ano, quase sempre em festas comemorativas com foi uma vez na quinta as boa vista. Lá existia o maior parque do Rio de Janeiro (Parque Xangai). Parque a disposição com comida e bebida só podia dar m---a e foi o que aconteceu. Uma colega depois de beber todas foi passear na montanha russa na primeira descida ela soltou tudo e na subida todos tomaram banho de chuveirinho. Parque nunca mais.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ANO DA TRANSFORMAÇÃO 1954.

Passei 1953 sem grandes novidades. Fiz quinta série, antigo admissão ao ginásio e lá fui eu para o primeiro ano ginasial e chegamos á 1954 ano das minhas conquistas. Antes das férias de julho deixei se ser menino para ser homem. Contei no Colégio Belisário o que eu fiz e o que a imaginação produziu, logo fui aceito entre os maiores (já era homem) e tive o direito de jogar “pelada” ao lado da igreja de Na. Senhora do Desterro, para desespero do padre Augusto. Durante as férias de julho contra a vontade de meu pai resolvi trabalhar. Trabalhar a onde? Pensei e fui ao local que meu pai trabalhava o PONTO FRIO. O dono do Ponto Frio era o senhor Alfredo Monte Verde, fui procurá-lo. Cheguei no escritório e pedi a secretária que queria falar com Sr. Alfredo ela indagou :que quer falar com ele. Eu respondi o filho do José Poce Mano. Ela pediu que aguardasse e foi até a sala do Sr.Alfredo. Logo à porta se abriu e o Sr.Alfredo saiu e falou:- garoto você quer falar comigo e antes que eu o respondesse falou entra. Entrei me apresentei disse-lhe o que eu queria e ele questiou: - você estuda? Porque quer trabalhar? Eu dei as minhas explicações e ele ouviu e me perguntou o que você sabe fazer? E eu respondi nada, mas me ensinar faço bem, ele riu e disse para não prejudicar seu ensino você vai trabalhar como mensageiro sem prejuízo do seu horário escolar. Comecei uma nova faze na minha vida. Sou profissional.

domingo, 5 de agosto de 2012

ANO DE 1952

O ano de 1952 começa com a musica Lata d´agua na cabeça de Jota Junior e interpretada pela cantora Marlene estourando no carnaval carioca.
Lata d´agua na cabeça
Lá vai Maria
Sobe o morro e não se cansa
Pela mão leva a criança
Lá vai Maria......

Sou matriculado no Colégio Belisário dos Santos na quarta série primaria, minha primeira professora é da. Angelina. Passo a fazer parte de um colégio referencia na zona rural.


Minha família muda para o Bairro Sampaio (perto do Meyer) e eu vou morar na casa de minha tia durante a semana de segunda a sábado em Campo Grande, na Estrada do Monteiro. A minha infância começava a mudar e para melhor. Conheço o grande educador Dr. Helton Veloso, a que devo muito da minha vida e aos colegas que com o passar do tempo vão se tornando amigos (as).

O mundo conhece a primeira olimpíada após a segunda grande guerra em Helsinque. O nosso time de futebol fica com a quinta colocação. Destaque para os jogadores: Zózimo e Vavá que foram depois campeões do mundo e para o goleiro Tenente Carlos Alberto Martins Cavalheiro. Jogador do Vasco da Gama que varias vezes foi campeão com a camisa Vascaína. No Vasco foi atleta, dirigente, Sócio Grande Benemérito e por longo tempo Presidente do Conselho de Beneméritos. Na carreira militar chegou ao posto de Brigadeiro.



O Club de Regatas Vasco da Gama é o CAMPEÃO CARIOCA. QUE ANO FELIZ!!!!

sábado, 4 de agosto de 2012

PAI. EU SOU VASCO.


O ano era 1949 e estava marcado um jogo no Estádio Vasco da Gama (São Januário) entre as equipes do Vasco e do São Paulo F.C. Meu pai Sócio do São Paulo desde a fundação, me convidou para ir assistir a partida junto com ele. E lá fomos nós. Eu iria ver um jogo de futebol pela primeira vez na minha vida e no Estádio do meu Clube. Ao chegar a São Januário eu vi uma festa com barraquinhas de cachorro quente e outros petiscos. Entramos eu com o coração pulsando forte curtia tudo. Tudo era belo, tudo era fantástico. Terminado o jogo vitória do São Paulo meu pai feliz me pega pela mão e vamos caminhando em sentido Praça Argentina-Rua São Luiz Gonzaga para pegar o bonde quando ele me olhando pergunta:- “Que tal filho gostou da vitória do São Paulo?” - Pai adorei o passeio, mas eu SOU VASCO! Ele riu passou a mão na minha cabeça e completou:- “seja feliz é um grande Clube”. Meu pai foi o grande incentivador da minha eterna paixão.

O DESPERTAR DO SENTIMENTO VASCAÍNO.


Certo dia escuto no programa o “Mundo da Bola na Radio Nacional”, que seria feito um concurso para eleger o maior ídolo do futebol brasileiro, para participar e eleger o ídolo era necessário enviar para a radio embalagens do medicamento “melhoral” cada envelope valia um voto e a caixa mil votos. Tornei-me o maior “pentelho” das farmácias da região em busca das caixas. Para minha felicidade os donos de farmácia na maioria eram Vascaínos e o meu ídolo era o deles. ADEMIR MARQUES o popular queixada que foi eleito disparado. Vitória do jogador do Vasco, vitória do Vasco e eu me senti vitorioso. Minha primeira contribuição a minha eterna paixão.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Primeira Lição.

PRIMEIRA LIÇÃO.

No inicio de 1947 fui matriculado no Colégio Senador Câmara. À noite quando meu pai chegou do seu trabalho, quis saber o que apreendi na escola. Ele era professor de história e português. Dei uma desculpa e ele não aceitou. Pegou um livro de Mário da Veiga Cabral e mandou que sentasse á mesa. Sentei junto com minha irmã e meu irmão de quatro anos.Ele deu uma aula de história. Terminada a aula ele fechou o livro e começou a fazer perguntas. Respostas nenhuma. Ele fechou o livro e olhando para nós disse:- “vocês são muito burros”. Estudei anos seguintes no livro do Prof. Mário da Veiga Cabral, mesmo tendo o livro do Prof. Borges Hermida. No caminhar da vida perdi o livro e hoje eu o tenho de volta graça ao sebo. Pai obrigado por me ter despertado o fascino pela história.

Principais datas de minha vida

Para conhecimento dos amigos, antes de começar as histórianhas as principais datas da minha vida para localizar quando os fatos aconteceram.

06-07-1940. Chego ao mundo na capital do Estado de São Paulo.
20-12-1945. Desembarco no Rio de Janeiro para morar em Senador Câmara.
Inicio de março de 1947. Começo a estudar na Escola Senador Câmara com os professores- Sr. Aristeu e Da. Almerinda.
Inicio de março de 1952. Começo a estudar no Colégio Belizário dos Santos em campo grande (RJ).
02-08-1954. Inicio a minha vida profissional no Ponto Frio.
14-09-1960. Realizando um sonho me torno sócio do Club de Regatas Vasco da Gama.
05-02-1966. Caso com Elisabeth Ponciano.
09-04-1970. Nasce a minha filha Chrystiane Ponciano Mano.
24-07-1972. Nasce a minha filha Lucyanne Ponciano Mano.
19-12-1973. Sou responsável junto aos amigos da FUGAP pelo jogo de despedida do Garrincha no Maracanã.
09-12-77. Sou elevado ao cargo de Diretor do Ponto Frio.
20-09-79. Recebo para o Ponto Frio da revista Exame o titulo de melhor Empresa do ano no setor varejista.
24-09-1979. Recebo das mãos do Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama (Dr. Agathyrno Silva Gomes) o Medalhão de honra.
26-10-1979. Sou diplomado na PE. Batalhão Marechal Zenóbio da Costa.
18-12-79. Participo das eleições do Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama e sou eleito Conselheiro.
25-10-1980. Recebo a comenda do mérito municipal de Miguel Pereira
30-12-1980. Sou diplomado no 57 Batalhão de Infantaria Notorizado.
25-01-83. Sou nomeado Vice Presidente de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama.
27-04-1984. Recebo o titulo de Benemérito da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.
09-05-1988. Recebo o titulo de cidadão Cabista.
11-05-1988. Recebo o titulo de Benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama.
29-12-1997. Recebo o titulo de Grande Benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama.
19-06-1999. Nasce o meu primeiro ídolo, João Luiz Mano e no mesmo dia torna-se sócio proprietário do Club de Regatas Vasco da Gama.
05-06-2006. Nasce o meu segundo ídolo, Fernando Mano Zamperetti e igual ao primeiro ídolo no mesmo dia torna-se sócio proprietário do Club de Regatas Vasco da Gama.
03-08-2012.Ponto de partida do blog do Maninho Bonzão. Como me dizia o grande Superitendente Simon Aloan:-"Seja o que Deus quizer."

HISTÓRIAS QUE OUVI, VI E VIVI.

HISTÓRIAS QUE OUVI VI E VIVI.

O blog que hoje começamos tem como finalidade principal o depoimento e as historinhas minhas e dos amigos que fizemos ao longo da vida. Colégio Belisário dos Santos, Ponto Frio, Club de Regatas Vasco da Gama e aminha querida cidade de Arraial do Cabo. Porém não só o passado será lembrado. Estaremos atuantes também no presente, principalmente na política da minha eterna paixão CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA. Convido a todos os amigos e amigas da infância em campo grande no Belizário, passando pelos amigos “pinguins” e aos Vascaínos passado, presente e futuros.  A ajudar-me a deixar a nossas histórias registradas para o futuro das novas gerações. Não deixem nossas histórias se apagarem no tempo.
Vamos à luta igual aos mosqueteiros –“um por todos e todos por um”